O Podemos se alinha ao prefeito Cícero Lucena (MDB) para as eleições deste ano, confirmando sua presença no palanque da base aliada. A decisão, considerada um **fato consumado**, deve ser oficializada após o período de Carnaval, segundo informações.
A adesão do Podemos à pré-candidatura de Cícero Lucena é vista como natural, dada a aliança estratégica da sigla, comandada pelo deputado federal Romero Rodrigues, com o atual prefeito. No entanto, o anúncio oficial foi postergado para evitar coincidências com o anúncio da posição do próprio partido, que será feito pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima no dia 30.
A complexa situação de Ruy Carneiro
Um dos pontos de atenção é a posição do deputado federal Ruy Carneiro, que declarou enfaticamente **não votar em Cícero de jeito nenhum**. Essa declaração coloca o parlamentar diante de um impasse, remetendo a um episódio semelhante ocorrido em 2010. Naquela ocasião, Ruy Carneiro optou por não compor o mesmo palanque do então candidato a governador Ricardo Coutinho, que era apoiado pelos Cunha Lima, como Cássio Cunha Lima.
O PSB e a eleição suplementar de Cabedelo
Em outro cenário político, o governador João Azevêdo (PSB) sinalizou a **necessidade de o PSB participar da eleição suplementar de Cabedelo**, marcada para o dia 12 de abril, após a cassação do prefeito André Coutinho. A decisão sobre lançar uma candidatura própria dependerá da viabilidade eleitoral.
“Nós estamos reunindo o PSB, Republicanos e PP, partidos mais fortes nessa discussão, para que a gente possa tomar uma decisão. Se houver viabilidade, iremos participar. Porém, só se houver viabilidade”, afirmou o governador em entrevista.
Ricardo Barbosa como possível nome
Azevêdo mencionou a possibilidade de o nome de Ricardo Barbosa, superintendente do Porto, ser o escolhido para representar o PSB na disputa. “Temos o nome de uma pessoa importante, que é o nosso companheiro Ricardo Barbosa, superintendente do Porto, que conhece Cabedelo e que tem muita disposição. Nós estamos tratando disso de uma forma muito tranquila, sem nenhuma preocupação de correr com prazo. Mas isso vai ser definido logo logo”, declarou.
A participação do Podemos no palanque de Cícero Lucena, portanto, se configura como um **fato consumado**, enquanto a disputa em Cabedelo aguarda definições estratégicas do PSB e seus aliados.