Fies 2026: Inscrições Abertas para Financiamento Estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá as inscrições para a seleção de 2026 no dia 3 de fevereiro. Os interessados terão até o dia 6 de fevereiro para se candidatar gratuitamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies. Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará um total de mais de 112 mil vagas para financiamento da educação superior em instituições de ensino particulares em todo o país.
Distribuição das Vagas e Edital Publicado
Para o primeiro semestre de 2026, o MEC oferecerá 67.301 vagas. Já para o segundo semestre, serão disponibilizadas 44.867 vagas. Detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital do primeiro semestre do Fies, publicado pelo Ministério da Educação. É fundamental que os candidatos leiam atentamente todas as informações contidas no documento.
Requisitos Essenciais para a Inscrição no Fies
Para participar da seleção do Fies, os candidatos devem atender a alguns requisitos importantes. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010. Além disso, é preciso ter obtido uma média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a prova de redação. Outro critério fundamental é ter uma renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale atualmente a R$ 4.863.
Critérios de Classificação e Prioridade no Fies
A classificação dos candidatos no processo seletivo do Fies será feita com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem. A seleção levará em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. O programa estabelece uma ordem de prioridade para a concessão do financiamento, buscando beneficiar primeiramente aqueles que mais necessitam. A prioridade é dada aos candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento estudantil. Em seguida, vêm os que não concluíram o ensino superior, mas já foram beneficiados e quitaram o financiamento. Candidatos que já concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo Fies também têm prioridade, assim como aqueles que já concluíram a graduação, foram beneficiados e quitaram o financiamento.
Cronograma e Divulgação dos Resultados
O Fies opera com uma chamada única e uma lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. É importante ressaltar que cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso. Os estudantes que forem pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Não perca os prazos para garantir sua vaga.
O que é o Fies?
O Fies é um programa do governo federal que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de baixa renda para que possam cursar a graduação em instituições de educação superior privadas. Gerido pelo MEC, o programa realiza dois processos seletivos regulares por ano, um a cada semestre letivo. Além disso, existem processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, visando preencher eventuais vagas não ocupadas. Para mais informações, consulte o site oficial do MEC.