[ad_1]

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa recebeu, nesta quinta-feira (6), os profissionais aprovados no processo seletivo para o Programa de Residências Médica e Multiprofissional. O evento de acolhimento aos novos residentes foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Durante a recepção, o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, falou sobre a relevância das residências para a experiência dos profissionais e para os serviços da rede pública. “Saúde e educação precisam andar juntas e nós temos muito orgulho dos nossos programas de Residência Médica e Multiprofissional. Nós entendemos que profissionais de excelência são formados pelas residências, pois proporcionam um estilo de ensino baseado na vivência diária dos serviços e na experiência dos preceptores”.

O secretário destacou, ainda, que os novos residentes atuarão nos serviços da Rede Municipal de Saúde, que passaram por uma série de melhorias nos últimos anos. Para ele, essas mudanças terão um impacto direto na qualificação dos profissionais. “As melhorias implementadas se refletirão na formação dos residentes, garantindo uma experiência ainda mais enriquecedora”, afirmou.

A coordenadora da Residência Multiprofissional, Lucineide Alves, pontuou que o programa é um marco no fortalecimento da Atenção Primária. “Estamos avançando nesse processo de formar profissionais com gabarito para atuar nos serviços e melhorar a vida das pessoas que mais necessitam dos atendimentos de saúde”.

Já o coordenador da Residência Médica, Thiago Fernandes Carvalho, ressaltou a importância do caminho trilhado pelo profissional residente durante sua experiência. “Além de bons preceptores e serviços de qualidade, é a jornada que vai determinar que tipo de profissional o residente será e que resultados terá”, disse.

Um dos profissionais recepcionados nesta quinta-feira (6) foi o médico Mário Hiluey, residente de anestesiologia. “Acho que o programa é fundamental para formar profissionais de excelência e a residência é a formação mais intensa que o profissional de saúde pode ter”, comentou.

Este ano foram selecionados cerca de 80 profissionais, entre as Residências Médica e Multiprofissional. Os residentes utilizarão os serviços da rede municipal de saúde como campo prático de atuação para a formação profissional, atuando nos três níveis de atenção: primária, especializada e hospitalar.

Rede Escola – As Residências Médica e Multiprofissional, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde (GES) da SMS, através do projeto Rede Escola. A iniciativa estabelece parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população.

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro nesta quinta e sexta-feira

[ad_1] Dentro do mês Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro…

Procon-JP faz atendimento exclusivo para as mulheres com o Mutirão de Negociação de Dívidas

[ad_1] A consumidora que está em situação de endividamento pode ir se…

Concurso João Pessoa PB: 2 Mil Vagas na Saúde! Banca Organizadora Já em Definição e Edital Previsto para Maio de 2026

A tão aguardada seleção para a área da Saúde em João Pessoa,…

Sistema Tributário de João Pessoa: Fora do Ar para Atualização em 2026

Sistema Tributário de João Pessoa passará por atualizações importantes O Sistema Tributário…