Conde Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Conde aprovou a realização de uma audiência pública para debater a situação dos aprovados no concurso público do município. O encontro, solicitado pela Percentagem de Aprovados do Concurso Público – Edital 001/2023, foi agendado para quarta-feira (19), às 9h, no plenário da Mansão Legislativa.

A audiência tem porquê objetivo discutir o déficit de professores na rede municipal de ensino, as irregularidades na convocação dos aprovados e o impacto da ampliação de trouxa horária dos docentes efetivos, medida que vem sendo adotada porquê opção para evitar novas nomeações. A percentagem também procura esclarecimentos sobre a situação de outros cargos, porquê supervisores escolares, motoristas e coveiros, que aguardam convocação apesar da premência identificada pelo próprio município.

Outro ponto sensível a ser discutido é o descumprimento de decisões judiciais na convocação dos professores. Enquanto o concurso de 2016 teve 98 nomeações para a função de Professor A, unicamente 55 candidatos do concurso de 2023 foram chamados, contrariando determinações que exigiam uma separação equitativa entre ambos os concursos. Outrossim, há questionamentos sobre a nomeação de supervisores escolares além do número de vagas previstas no concurso de 2016, enquanto aprovados dentro do número de vagas do concurso de 2023 seguem aguardando.

A precarização da situação dos coveiros no município também será abordada. O Ministério Público recomendou à Prefeitura a nomeação dos aprovados no último concurso, em seguida constatar que os atuais trabalhadores exercem a função em meandro de função, contratados por meio de empresa terceirizada. No entanto, até o momento, nenhuma nomeação foi realizada, gerando instabilidade jurídica e possíveis sanções administrativas.

A Percentagem de Aprovados reivindica que a audiência pública traga respostas concretas da gestão municipal e assegure transparência na realização das convocações. A percentagem solicitou a presença das seguintes autoridades para a discussão: Secretária de Instrução, o Secretário de Gestão, o Procurador do Município, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e a Prefeita ou seu representante. A expectativa é que o encontro esclareça os critérios adotados para as nomeações e garanta o cumprimento das decisões judiciais, assegurando os direitos dos aprovados no concurso.

Assessoria

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

CE e PB: Obras do Ramal do Apodi avançam e já chegam a 72% de conclusão

Estrutura levará água do São Francisco para mais 54 cidades da Região Nordeste

Saiba os fatos que ecoam pelo Brasil neste domingo; leitura rápida

3 em cada 10 mulheres atacadas por arma de fogo tinham registro…

FPM: R$ 5,6 bi no primeiro decêndio de janeiro; especialista orienta cautela a novos prefeitos

O montante é cerca de 4% menor do que o repassado no mesmo período de 2024

Paraíba: MIDR chama atenção ao risco de afogamento no Ramal do Apodi

O ministério orienta a população em geral, em especial dos municípios paraibanos de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras, a não acessarem nenhuma das estruturas construídas.