O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Resguardo Social Vernáculo, reconheceu, nesta sexta-feira (14), a situação de emergência na cidade paraibana de Cajazeirinhas, afetada pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Quotidiano Solene da União (DOU). Confira mais detalhes inferior.

Portaria nº 673 

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federalista para ações de resguardo social, porquê compra de cestas básicas, chuva mineral, repasto para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 116 reconhecimentos vigentes, dos quais 112 por estiagem, dois por enxurradas, um por erosão costeira/marinha e um por inundações.

Porquê solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federalista de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de resguardo social. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Resguardo Social Vernáculo avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Resguardo Social Vernáculo

A Resguardo Social Vernáculo oferece uma série de cursos a intervalo para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm porquê foco os agentes de proteção e resguardo social nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Natividade: MIDR

Pixel Brasil 61

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

CE e PB: Obras do Ramal do Apodi avançam e já chegam a 72% de conclusão

Estrutura levará água do São Francisco para mais 54 cidades da Região Nordeste

Saiba os fatos que ecoam pelo Brasil neste domingo; leitura rápida

3 em cada 10 mulheres atacadas por arma de fogo tinham registro…

FPM: R$ 5,6 bi no primeiro decêndio de janeiro; especialista orienta cautela a novos prefeitos

O montante é cerca de 4% menor do que o repassado no mesmo período de 2024

Paraíba: MIDR chama atenção ao risco de afogamento no Ramal do Apodi

O ministério orienta a população em geral, em especial dos municípios paraibanos de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras, a não acessarem nenhuma das estruturas construídas.