[ad_1]

A advogada e médica Allana Galdino foi indicada, na noite desta sexta-feira (14), uma vez que candidata ao incumbência de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Filha do presidente da Reunião Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), Allana chega à disputa com o suporte de quase 30 deputados e caminha para ser a primeira mulher da história a criar a Golpe.

Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PSB) não conseguiram assinar a lista solene, mas manifestaram suporte à médica. Adriano foi orientado a não assinar. Walber Virgolino (PL) e Hervazio Bezerra (PSB) não subscreverem o requerimento. Para estar na disputa, qualquer nome precisava que 12 parlamentares assinassem o registro de candidatura.

O nome de Allana foi levado a conselheiros do Tribunal de Contas, que, segundo apurou a reportagem, avalizaram. O deputado federalista Murilo Galdino (Republicanos) foi sondado, mas ele não se demonstrou interesse.

A vaga a ser ocupada é do mentor reformado Arthur Cunha Lima. Antes mesmo dele deixar o Tribunal, deputados da atual legislatura articulavam para conseguir a indicação. Taciano Diniz (União), Jutay Menezes (Republicanos) e Tião Gomes (PSB), porém, desistiram.

Ao resignar da disputa, Tião chegou a declarar que “pessoas de cima” agiram para impedir a viabilidade de seu nome. Por fora, a contadora Clair Leitão também ensaiou entrar na corrida pela vaga no TCE. Ela, porém, não chegou ao número de assinaturas necessárias sequer para registrar a candidatura.

Próximos passos

Com a candidatura de Allana Galdino confirmada, a Percentagem de Constituição e Justiça deve examinar se ela atende aos requisitos necessários. Em seguida, seu nome vai para aval do Plenário. A votação é secreta.

MaisPB

[ad_2]
Fonte

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Veja a cela onde Bolsonaro está preso: 12 m² na Superintendência da PF, em Brasília

Como é a cela onde Bolsonaro está preso, rotina, estrutura e próximas…

Vetos presidenciais: Congresso Nacional marca primeira sessão deliberativa de 2025 para 27 de maio

A previsão é que a sessão reúna deputados e senadores para discutir uma pauta ampla e relevante, com potencial de influenciar diretamente a gestão do orçamento federal ao longo de 2025

Malafaia diz que Flávio Bolsonaro não cola como candidato em 2026 e defende outra chapa

Malafaia descarta Flávio Bolsonaro para 2026 e propõe nova dupla O pastor…

Câmara Inova: Vereador Preso Pode Votar em Santa Rita, Modelo para o Congresso?

Câmara de Santa Rita, na Paraíba, aprova projeto que permite a vereadores…