[ad_1]

Dia Mundial do Consumidor

Procon-JP divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas com ranking de empresas mais reclamadas


15/03/2025 |
08:00 |
57

A Secretaria Municipal de Proteção e Resguardo do Consumidor de João Pessoa divulgou, neste sábado (15), Dia Mundial do Consumidor, os processos administrativos finalizados através do Cadastro de Reclamações Fundamentadas referente a 2024 e que somaram 4.148 processos. O documento, que considera os acordos celebrados sob a intermediação do Procon-JP e dos casos em que não houve o atendimento da demanda do consumidor, ficará disponível para consulta no site da Prefeitura e do Procon-JP.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é divulgado todo dia 15 de março pelos procons de todo Brasil e faz segmento da programação de comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, festejado nessa data. O secretário Junior Pires esclarece que no documento está uma radiografia do atendimento realizado de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. “Nesse caso, estamos divulgando o ano de 2024”.

O Procon-JP registrou, no ano pretérito, um totalidade de 12.168 demandas, que são classificadas por setor econômico: serviços financeiros (4.029); demais serviços (1.561); demais produtos (1.400); telecomunicações (1.041); produtos eletrodomésticos e eletrônicos (1.004); saúde (811); chuva, virilidade e gás (690); instrução (634); produtos de telefonia e informática (480); transporte (181); víveres (144); turismo (101); habitação (92) e loterias, apostas e promoções comerciais (0).

Integração vernáculo – Os dados das Fundamentadas são extraídos dos relatórios do Sistema Pátrio ProConsumidor, que é vinculado ao Ministério da Justiça e é fundamental na integração vernáculo dos órgãos de resguardo do consumidor de todo o País. A instrumento registra todos os atendimentos realizados, muito porquê os fluxos internos dos procedimentos na sede da Secretaria ou nos serviços volantes disponibilizados à população.

Perfil – Junior Pires salienta que o cadastro é uma forma de se saber o perfil dos fornecedores reclamados junto ao Procon-JP, além de mostrar a política de resolutividade das empresas junto aos consumidores. “São informações que podem ser decisivas para o consumidor na hora de comprar novos produtos ou contratar serviços. Ele traz quem é quem no mercado de consumo”, frisou.

O documento traz também o ranking das empresas mais demandadas e que passaram pelo processo de intermediação do Procon-JP através de sua Consultoria Jurídica. “São várias etapas até ser finalizado, se por conciliação ou não”, pontua Junior Pires.

Ranking das 10 empresas mais reclamadas em 2024:

Empresa Ranking
1. Bradesco 470
2. Itaú 448
3. Cagepa 356
4. Tim Nordeste S/A 296
5. Energisa-PB 287
6. Evidente AS 256
7. Magazine Luiza 232
8. Telefônica Vivo 228
9. Banco do Brasil 205
10. Caixa Econômica Federalista 187

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro nesta quinta e sexta-feira

[ad_1] Dentro do mês Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro…

Procon-JP faz atendimento exclusivo para as mulheres com o Mutirão de Negociação de Dívidas

[ad_1] A consumidora que está em situação de endividamento pode ir se…

Concurso João Pessoa PB: 2 Mil Vagas na Saúde! Banca Organizadora Já em Definição e Edital Previsto para Maio de 2026

A tão aguardada seleção para a área da Saúde em João Pessoa,…

Sistema Tributário de João Pessoa: Fora do Ar para Atualização em 2026

Sistema Tributário de João Pessoa passará por atualizações importantes O Sistema Tributário…