[ad_1]

Em discurso na tribuna da Câmara Federal, o deputado Ruy Carneiro manifestou forte oposição à possível redução no número de representantes da Paraíba e de outros estados no Congresso Nacional. O parlamentar classificou a medida como absurda e alertou para os impactos negativos que a mudança traria ao equilíbrio federativo e ao desenvolvimento regional.

Segundo Ruy, a redução de vagas vai fragilizar a representatividade dos estados atingidos pela mudança, além de gerar graves problemas regionais.

“É um absurdo a Paraíba e outros estados sofrerem redução no número de parlamentares no Congresso. Isso significaria um desequilíbrio regional e nacional, principalmente com o corte considerável de recursos. O impacto negativo seria imediato, com graves consequência para o estado, os municípios e principalmente para a população”, condenou o deputado.

A solução do problema passa por uma mobilização dos congressistas junto aos demais poderes, evitando o comprometimento de políticas públicas essenciais para a população das regiões afetadas, defende Ruy.

“Acredito que o Congresso e os demais poderes vão encontrar uma solução equilibrada em tempo hábil. Com debate, bom senso e responsabilidade é possível atender os estados que devem receber novos representantes, sem prejudicar aqueles que correm o risco de perder representação nacional”, enfatizou.

Durante o discurso, Ruy ainda lembrou que o próprio critério utilizado como base para a redução no número de parlamentares. O Censo de 2022 foi bastante questionado por conta do comprometimento da coleta de dados no período pós pandemia. Diversos especialistas já mencionaram que as limitações na coleta de informações comprometeram a precisão dos resultados.

[ad_2]
Fonte

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Veja a cela onde Bolsonaro está preso: 12 m² na Superintendência da PF, em Brasília

Como é a cela onde Bolsonaro está preso, rotina, estrutura e próximas…

Vetos presidenciais: Congresso Nacional marca primeira sessão deliberativa de 2025 para 27 de maio

A previsão é que a sessão reúna deputados e senadores para discutir uma pauta ampla e relevante, com potencial de influenciar diretamente a gestão do orçamento federal ao longo de 2025

Malafaia diz que Flávio Bolsonaro não cola como candidato em 2026 e defende outra chapa

Malafaia descarta Flávio Bolsonaro para 2026 e propõe nova dupla O pastor…

Câmara Inova: Vereador Preso Pode Votar em Santa Rita, Modelo para o Congresso?

Câmara de Santa Rita, na Paraíba, aprova projeto que permite a vereadores…