Uma pesquisa que investigou os hábitos alimentares dos paulistas revelou que os homens comem mais fora de moradia do que as mulheres. Elas, por outro lado, pedem comida por aplicativo com mais frequência do que os homens em São Paulo. O resultado compõe uma pesquisa inédita denominada “Sabores de São Paulo”, da Nexus – Pesquisa e Perceptibilidade de Dados.

O levantamento mostrou que 52% dos homens paulistas têm o hábito de almoçar ou jantar fora de moradia, enquanto o percentual fica em 42% entre as mulheres. A média universal do estado é de 47%. No que diz reverência a optar pelo delivery, o serviço é mais utilizado por 55% das mulheres e por 48% dos homens.

O diretor de Pesquisa da Nexus, André Jácomo, aponta que o resultado evidencia aspectos sociais, econômicos e também culturais da sociedade, considerando a falta de afinidade dos homens no preparo do manjar, por isso optam por manducar em restaurantes. Com relação às mulheres optarem por delivery, Jácomo diz que pode ser pelo acumulo de funções, e pedir por app facilita a rotina desse público.

“Os homens no Brasil, de modo universal, são menos treinados em relação ao preparo da comida, a fazer sua própria comida em moradia do que as mulheres, que é uma questão cultural de traje. E o traje das mulheres, em São Paulo, estarem pedindo mais comida por aplicativo, tem a ver com esse conjunto de tarefas que as mulheres acumulam. Vivenda que acumulam nas suas rotinas em que pedir uma comida por aplicativo acaba sendo uma solução mais rápida para dar conta de uma série de tarefas das suas rotinas”, aponta André Jácomo.

No recorte geográfico do próprio estado de São Paulo, o levantamento também aponta que existem diferenças nos hábitos alimentares entre moradores da capital e do interno. Dessa forma, 54% daqueles que moram na capital costumam manducar mais fora, enquanto o percentual fica em 42% entre os moradores do interno. Já na região metropolitana, são 49% os que fazem refeições fora de moradia.

 

Ainda sobre delivery, a média universal de São Paulo é de 52% e chega a 75% entre os jovens de 16 a 24 anos. Assim uma vez que manducar fora de moradia, pedir comida por aplicativo também é um hábito geral para 72% de quem ganha mais de cinco salários mínimos e mais frequente entre moradores da região metropolitana (57%) e da capital paulista (55%), do que do interno (48%).

André avalia que a diferença entre os hábitos de quem mora na capital e no interno tem relação com a dinâmica do cotidiano dos trabalhadores da capital paulista.

“Tem muito a ver com a dinâmica da cidade, tem a ver com o traje de que muitas pessoas acabam tendo que manducar fora de moradia porque comem perto do trabalho, por conta dos deslocamentos, é uma questão que a pesquisa mostra cá nos seus resultados”, diz.

A frequência de pedidos de comida em moradia também foi analisada pelos pesquisadores da Nexus. Os dados revelam, portanto, que tapume de um terço dos paulistas come fora, sendo 35%, e 31% pede comida em moradia de duas a três vezes na semana. Os outros 28% dos moradores de SP usam o delivery uma vez por semana e 20% comem na rua nessa mesma frequência. Ou por outra, somente 11% dos paulistas comem fora todos os dias e só 2% pedem comida diariamente.

Qual é o prato que é a rosto dos paulistas?

O levantamento investigou, ainda, a relação dos paulistas com as comidas típicas da região. Na hora de responder qual o principal prato que é a rosto de São Paulo, 32% dos respondentes elegeram o prato feito, o famoso “PF”. A combinação, entretanto, não significa sempre o mesmo prato, mas uma repasto completa e fácil de encontrar tanto em um estabelecimento simples uma vez que em um sofisticado. Geralmente, o PF é formado por arroz, feijoeiro, uma proteína, salada e um seguimento. Dessa forma, o prato feito foi escolhido na capital por 38%, no interno de São Paulo por 30% e na região metropolitana por 27% dos paulistas uma vez que o principal representante do estado.

O arroz birobiro ficou em segundo lugar, sendo a escolha de 11% dos respondentes. Em seguida, virado à paulista e feijoada empataram na terceira colocação, com 10% cada. Com relação à região, o virado à paulista é a 2ª opção mais popular entre os paulistanos, porém ficou em 3º lugar na região metropolitana e no interno. Já o vice-campeão no interno, o arroz birobiro ficou em 4º lugar nas outras regiões.

SoPaulohomenscomemmaisforaemulherespreferempedircomidaporaplicativo 0674147001744167850
Manadeira: NEXUS

Entre os outros pratos apontados pelos paulistas estão churrasco heleno, que ficou em 4º lugar no interno e 5º na região metropolitana, com 7% dos votos, ocupa somente a 10ª posição entre os moradores da capital. Já quem vive na cidade de São Paulo considera a pizza a 5ª maior representante do estado, escolha de 8% dos moradores. Na região metropolitana, 6%, e no interno, 5%, a pizza ocupa a 7ª posição.

A pesquisa

A Nexus entrevistou 2.027 cidadãos face-a-face, com idade a partir de 16 anos do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 12 de março de 2025.

Pixel Brasil 61

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Brasileiros da Flotilha Global Sumud são libertados na Jordânia

Fonte: Agência Brasil

Seleção enfrentará Senegal e Tunísia em últimos amistosos de 2025

Fonte: Agência Brasil