Reescreva oriente teor:
O Juízo Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa deram início, nesta quarta-feira (9), à 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CMSTT). O evento levanta discussões e procura elaborar propostas de políticas públicas de saúde do trabalhador. As atividades estão acontecendo na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba.


Levante ano, o tema da Conferência é ‘Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora uma vez que Recta Humano’. Entre as diversas categorias representadas no evento, estão: profissionais de saúde, construção social, bancários, comerciários, telemarketing, ambulantes, motoristas de aplicativos e profissionais do sexo.
Durante a solenidade de preâmbulo, o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou que as discussões levantadas no evento são essenciais para fortalecer o diálogo entre trabalhadores, gestores e a sociedade em universal, buscando prometer melhores condições de trabalho e a promoção da saúde nos ambientes laborais.
“A Conferência nos permite ouvir as demandas reais dos trabalhadores que utilizam a saúde pública, edificar propostas coletivas e elaborar políticas públicas mais eficientes e humanizadas. Nosso compromisso é fortalecer o SUS e asseverar que a saúde do trabalhador de qualquer segmento seja sempre uma prioridade para a rede municipal de saúde”, afirmou o secretário.


De harmonia com a presidente do Juízo Municipal de Saúde, Mariah Marques, a Conferência procura acomodar as demandas coletivas de diversas categorias e também do trabalhador uma vez que sujeito. “Nosso objetivo é justamente prometer um espaço participativo, onde possamos ouvir e acomodar as diferentes realidades vivenciadas pelos trabalhadores para que, juntos, possamos edificar propostas e soluções que fortaleçam as políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador, inclusive daqueles que muitas vezes são invisibilizados”.
Além do secretário municipal de Saúde e da presidente do CMS, a mesa de preâmbulo do evento contou com as presenças do secretário executivo de Participação Popular de João Pessoa, Thiago Diniz, e de representantes do Ministério da Saúde, Juízo Pátrio de Saúde e Ministério Público do Trabalho (MPT).
Programação – A programação da Conferência inclui palestras, debates e grupos de trabalho divididos em três eixos: política vernáculo, participação popular e controle social. As propostas elaboradas na lanço municipal, a partir das discussões nos grupos de trabalho, serão encaminhadas para as conferências estadual e vernáculo.
A programação segue até esta quinta-feira (10) com a plenária final e o processo de eleição dos delegados para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Paraíba.