
Comércio de São Paulo sofre perdas milionárias após apagão
A falta de energia elétrica que atingiu a região da Grande São Paulo na última quarta-feira (10) causou um **prejuízo estimado em R$ 51,7 milhões** para o setor do comércio. A estimativa foi divulgada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Ventos fortes e 2 milhões de clientes sem luz
O apagão foi provocado por fortes ventos, que chegaram a mais de 98 Km/h, em razão de um ciclone formado no litoral. De acordo com a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana, **mais de 2 milhões de clientes ficaram sem eletricidade**.
Dificuldade em calcular o prejuízo total
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, ressaltou que os prejuízos totais são de difícil mensuração, pois os efeitos do ciclone não foram uniformes em toda a capital e em diversas áreas o fornecimento de energia ainda não foi completamente restabelecido. “O impacto se dá, principalmente, pela redução das compras imediatas e das aquisições por impulso dos consumidores”, explicou.
Impacto nas vendas e rajadas de vento
A perda de faturamento está diretamente ligada à **redução das compras imediatas e por impulso** dos consumidores, que não puderam realizar suas compras devido à falta de energia. Nesta quinta-feira (11), a Grande São Paulo registrou ventos moderados, com média de 20 a 30 km/h, significativamente menores que os registrados no dia anterior. No entanto, o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, anotou uma rajada de 64,8 km/h, mostrando a força residual do fenômeno. A forte ventania de quarta-feira também causou a queda de várias árvores sobre veículos.




