Funjope leva editais da Aldir Blanc para comunidades de João Pessoa
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está empenhada em garantir que os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) cheguem a todos os cantos da cidade. Para isso, a entidade está realizando uma série de rodadas de diálogo em diversas comunidades, levando os editais diretamente para perto dos artistas e produtores culturais.
Diálogo direto nas comunidades
As reuniões itinerantes tiveram início nesta terça-feira (27) e seguem até o dia 4 de fevereiro, abrangendo bairros como Castelo Branco, Muçumagro e Mandacaru, com encerramento previsto para o bairro José Américo. Os encontros, que começam sempre às 18h, são uma estratégia da Funjope para facilitar o acesso aos editais da PNAB.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destaca a importância dessa abordagem. “Nós temos uma prática estabelecida na Funjope, sempre que lançamos um edital desse porte da Política Nacional Aldir Blanc, nós levamos esse edital para ser conversado, explicado detalhadamente e traduzido para as comunidades. É um trabalho que fazemos há quatro anos e vem dando certo”, afirma Alves.
Ele ressalta que essa iniciativa demonstra a capacidade da equipe da Funjope de se conectar com os fazedores de cultura em seus próprios territórios. “Nos mais recentes que fizemos foi muito boa a presença das pessoas. Elas sempre ficam muito empolgadas e estimuladas para participar de um edital quando conhecem as regras. E esse é o nosso trabalho”, acrescenta.
Busca ativa e orientação
O objetivo principal dessas rodadas de diálogo é realizar a **busca ativa de agentes culturais**, especialmente aqueles que atuam nas periferias e em regiões menos assistidas da cidade. A ideia é que todos tenham a oportunidade de acessar os recursos da PNAB.
Técnicos da Funjope estão presentes nas comunidades levando os editais publicados, explicando o que é a PNAB, quais são seus objetivos, como funciona e, principalmente, orientando os agentes culturais sobre o passo a passo para realizar a inscrição e garantir o acesso aos recursos.
Próximos encontros agendados
As datas e locais das primeiras reuniões já foram definidos, mas a Funjope reforça que novos encontros serão agendados conforme a demanda e solicitação das comunidades. A participação ativa dos fazedores de cultura é fundamental para o sucesso dessa política pública.
Confira as próximas reuniões:
- 03/02, às 18h, no Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenay Gomes, na Rua da Areia, 155, Varadouro.
- 04/02, às 18h, no Centro Comunitário José Américo de Almeida, na Rua Joaquim Farias Barbosa, 136, no bairro José Américo.
A iniciativa da Funjope é um passo importante para a **democratização do acesso à cultura** e para o fortalecimento dos artistas e produtores culturais de João Pessoa.