Desde quarta-feira (27), o Programa Mais Médicos ampliou a cobertura da atenção primária e à saúde da família em 987 municípios e 23 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com a chegada de 1.498 profissionais da saúde. Do total, 1.446 médicos foram para as equipes de Saúde da Família e 53 foram para os DSEIs, garantindo o maior acesso e cuidado à saúde indígena.

Distribuição regional dos profissionais

Região Número de médicos
Sudeste 461
Nordeste 443
Sul 259
Norte 235
Centro-Oeste 100

De acordo com o Ministério da Saúde, a convocação integra a segunda chamada do 41° ciclo do programa. Além de ampliar a cobertura, a pasta mantém o compromisso com a equidade nas políticas de saúde no perfil dos novos médicos: são 46 profissionais com deficiência e 331 pertencentes a grupos étnico-raciais.  

Cronograma 
Entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro, os municípios recebem os médicos formados no Brasil com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os médicos formados no exterior ou estrangeiros participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com início previsto a partir de novembro

Programa Mais Médicos 

O Programa Mais Médicos é uma política pública que enfrenta o desafio da melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Atualmente, o programa garante assistência a cerca de 67 milhões de pessoas em todo Brasil. Hoje, são aproximadamente 26,4 mil profissionais, distribuídos em 4,5 mil municípios, com a meta de chegar a 28 mil médicos até 2027. 
 

Pixel Brasil 61

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Arboviroses: previsões do MS apontam incidência elevada de casos em 6 UFs para 2025

Modelagens preditivas apontam elevação de casos em estados como SP, RJ, ES, TO, MS e PR acima do observado em 2024. Pasta recomenda ações a gestores locais

Comer carboidratos à noite engorda?

Neste episódio, a Nutróloga Dra. Anna Carolina Pompermayer (CRM: 155.954/ SP) responde se comer carboidratos à noite engorda.

PISO DA ENFERMAGEM: confira ranking das capitais que receberam maiores valores em setembro

São Paulo (SP) lidera o ranking de maior valor, com um total acima de R$ 15 milhões destinado à cidade

Doença de Crohn: entenda condição do jornalista Evaristo Costa

Síndrome inflamatória do trato intestinal é provocada pela desregulação do sistema imunológico