Saiba quais pontos de vacinação estarão abertos no Dia da Consciência Negra em João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa manterá atendimento nos pontos extras de vacinação durante o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira, 20 de novembro, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população. Os três pontos móveis funcionarão das 12h às 21h na quinta e na sexta, e no sábado, 22 de novembro, as ações ocorrem das 8h às 16h.
Pontos extras e vacinas disponíveis
Os pontos de vacinação estão instalados no Home Center Ferreira Costa, no Shopping Sul, e no Shopping Tambiá, cada um oferecendo as vacinas do calendário rotineiro. Em todos os locais, a vacina contra a Influenza estará disponível para pessoas a partir de 6 meses. A vacina contra a Covid-19 será aplicada em crianças menores de 5 anos e em grupos prioritários, e a campanha de HPV seguirá para jovens de 9 a 19 anos.
No Home Center Ferreira Costa, as aplicações ocorrem das 12h às 21h na quinta e na sexta, e das 8h às 16h no sábado. No Shopping Sul, o horário é o mesmo, das 12h às 21h na quinta e na sexta, e das 8h às 16h no sábado. No Shopping Tambiá, os pontos extras funcionarão das 12h às 20h na quinta e na sexta, e das 8h às 16h no sábado.
Atendimento de urgência no CMI
Durante o feriado e o ponto facultativo, as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família, do Centro Municipal de Imunização, e das Policlínicas Municipais estarão fechadas, conforme o calendário oficial. Para vacinação de urgência, o atendimento será feito exclusivamente no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre. O serviço funcionará na quinta, 20, e na sexta-feira, 21, das 8h às 12h, para aplicação das vacinas antirrábica humana e dT, em situações emergenciais.
Devem procurar atendimento imediato pessoas que sofreram acidentes com objetos perfurocortantes, que indiquem a necessidade da vacina dT, e aquelas mordidas por cães, gatos ou outros animais em situações de risco para raiva.
O chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino, reforçou a importância de manter o esquema vacinal atualizado e incentivou a população a aproveitar os pontos extras, ao afirmar, “A manutenção e abertura desses pontos móveis têm o objetivo de facilitar o acesso e garantir o cuidado preventivo, especialmente para quem não consegue ir às salas de vacina durante a semana. Lembramos que a vacina é importante e salva vidas”.
Documentos necessários e orientações
Para se vacinar, a Prefeitura recomenda apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação, quando disponível. Como a Portaria nº 1181 da Secretaria de Administração, Sead, decretou ponto facultativo na sexta-feira, 21, os pontos extras manterão os horários ampliados, garantindo oportunidade para quem não pode se vacinar durante a semana.
Manter o esquema vacinal em dia é uma medida simples, e com impacto direto na proteção individual e coletiva. A Prefeitura orienta que os moradores confiram horários antes de se deslocar e, quando possível, levem a carteira de vacinação para facilitar a verificação das doses já recebidas.
Essas ações visam reduzir lacunas na cobertura vacinal e proteger grupos mais vulneráveis, por isso, aproveite os pontos de vacinação e atualize as vacinas, quando necessário.