Viaduto Luciano Agra libera novo acesso entre Cristo Redentor e Água Fria, Semob-JP implanta binário
A Prefeitura de João Pessoa vai liberar, nesta quarta-feira (26), o novo acesso resultante da conclusão das obras do Viaduto Luciano Agra, conectando os bairros do Cristo Redentor e Água Fria. A medida faz parte de uma ação coordenada entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Semob-JP, e o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, DER-PB, para reorganizar o tráfego na região.
A intervenção prevê a implantação de um binário entre as ruas Dr. Manoel Lopes de Carvalho e João Miguel de Souza, no bairro do Geisel, com o objetivo de melhorar a mobilidade e aumentar a segurança viária. A mudança deve oferecer um trajeto mais organizado, reduzir conflitos entre veículos, e tornar o deslocamento mais eficiente para quem circula pela região.
O que muda no tráfego
Com a abertura do acesso, o fluxo será remodelado para privilegiar sentido único nas vias contempladas pelo binário. A expectativa da Semob-JP é desafogar pontos de maior congestionamento local, e proporcionar rotas mais previsíveis para motoristas e transportes públicos. A criação do binário atende a uma demanda antiga da comunidade, que acompanhou as transformações viárias promovidas pelas obras do viaduto.
Sobre o impacto das mudanças, o superintendente executivo da Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, afirmou, “Esse novo acesso e binário representam mais um passo importante na requalificação da mobilidade da região. Estamos reorganizando o fluxo para tornar o deslocamento mais eficiente e seguro, especialmente em uma área que vem passando por grandes transformações viárias. Com o novo binário, atendemos a uma demanda antiga, organizando o fluxo em sentido único nas vias contempladas”.
Orientação, sinalização e fiscalização
O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, ressaltou que foram tomadas providências para ajudar na adaptação dos condutores, “Com a finalização das obras na região, toda a sinalização foi atualizada para orientar corretamente quem circula pela região. Além disso, nossa equipe estará presente nos primeiros 10 dias, auxiliando os condutores e esclarecendo as novas regras para garantir uma transição tranquila”, ressaltou.
A presença de agentes e a atualização da sinalização são parte do plano de ação inicial. A Semob-JP informou que, durante os primeiros 10 dias, as equipes vão monitorar o comportamento do trânsito, orientar motoristas e corrigir pontos críticos que surgirem com a nova configuração.
Expectativa e benefícios locais
Moradores e comerciantes da área esperam ganhos em fluidez e segurança, sobretudo em horários de pico. A reorganização por meio do binário tende a reduzir conflitos viários, e a implantação do acesso do viaduto facilita a circulação entre o Cristo Redentor e Água Fria, criando alternativas para quem precisa atravessar a cidade em trechos próximos ao Geisel.
A prefeitura e os órgãos responsáveis destacam que a obra do viaduto e a implantação do binário fazem parte de um conjunto de intervenções para modernizar a mobilidade urbana em pontos estratégicos da cidade, buscando impactos positivos na rotina dos motoristas, ciclistas e pedestres.
Como seguir
Condutores que circulam pela região devem ficar atentos à nova sinalização e às orientações das equipes da Semob-JP nos dias iniciais da mudança. A colaboração dos motoristas, com respeito às placas e ao novo sentido das vias, será importante para acelerar a adaptação e garantir que os benefícios esperados pelo binário e pelo novo acesso se tornem permanentes.