João Pessoa define novos valores para tarifas de ônibus e anuncia investimentos na frota

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) de João Pessoa tomou decisões importantes nesta sexta-feira (23) que impactam diretamente os usuários do transporte público. Em reunião realizada na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), foram definidos investimentos para aprimorar a qualidade do serviço e, após análise da planilha de custos operacionais, ocorreu a aprovação da **atualização das tarifas de ônibus**. As novas tarifas entrarão em vigor a partir deste domingo, dia 25.

Diálogo e sustentabilidade no centro das decisões

Marcílio do HBE, superintendente de mobilidade e presidente do CMMU, destacou a importância do processo democrático na tomada de decisões. “Esta gestão, como sempre, é aberta ao diálogo, oportunizando espaço de fala a todos os integrantes do conselho e suas diversas representações”, afirmou. Ele ressaltou que os posicionamentos foram ouvidos com atenção e respeito, com debates abertos para se chegar ao melhor resultado, visando a **sustentabilidade do serviço** e os investimentos necessários, com o objetivo principal de oferecer sempre o melhor aos usuários.

Parâmetros para o reajuste da tarifa

A definição dos novos valores da tarifa de ônibus considerou diversos fatores que influenciam o custo do serviço. Entre eles, estão a **inflação acumulada** no período, o preço do óleo diesel, o dissídio coletivo dos trabalhadores do setor, incluindo motoristas e fiscais, e outras despesas operacionais. A aprovação das novas tarifas ocorreu por unanimidade. A tarifa do ônibus convencional foi estabelecida em R$ 5,45, enquanto a do transporte opcional ‘Geladinho’ ficou em R$ 6,05. Este reajuste representa um aumento de 4,8%, um índice inferior ao aumento do salário mínimo, que foi de 6,79%.

Investimentos significativos na frota de ônibus

João Pessoa tem se destacado pelos **investimentos em transporte público** nos últimos anos. A gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra tem sido marcada pela adição de 176 ônibus novos à frota nos últimos três anos. Essa política de renovação e ampliação tem mantido a capital paraibana com a **terceira frota coletiva urbana mais nova do Nordeste**. A continuidade dessas ações visa proporcionar um transporte mais sustentável, com maior conforto e segurança para todos os passageiros.

Composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa é composto por representantes de diversas secretarias municipais, incluindo Semob-JP, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP). Além disso, integram o conselho a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de João Pessoa, a Junta Governativa do Sindicato dos Motoristas, o Sindicato de Transportes Urbanos de João Pessoa (Sintur), o Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB), o Conselho Universitário de Carteiras (CUC), um representante universitário da rede privada, o Conselho Metropolitano de Carteiras de Estudantes (CMCE) e um representante secundarista das redes pública e privada.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro nesta quinta e sexta-feira

[ad_1] Dentro do mês Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro…

Procon-JP faz atendimento exclusivo para as mulheres com o Mutirão de Negociação de Dívidas

[ad_1] A consumidora que está em situação de endividamento pode ir se…

Concurso João Pessoa PB: 2 Mil Vagas na Saúde! Banca Organizadora Já em Definição e Edital Previsto para Maio de 2026

A tão aguardada seleção para a área da Saúde em João Pessoa,…

Sistema Tributário de João Pessoa: Fora do Ar para Atualização em 2026

Sistema Tributário de João Pessoa passará por atualizações importantes O Sistema Tributário…