Carnaval Tradição de João Pessoa esquenta com prévias nos bairros
A magia do Carnaval Multicultural de João Pessoa já começou a contagiar os moradores da capital paraibana. A partir desta sexta-feira, 30 de janeiro, os bairros São José, José Américo e Cruz das Armas se tornam palco das tradicionais prévias carnavalescas. Realizadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com a Liga Carnavalesca de João Pessoa, as festividades celebram a rica diversidade cultural do carnaval, reunindo alas ursas, clubes de frevo, tribos indígenas carnavalescas e escolas de samba.
As prévias, que integram o calendário oficial do Carnaval de João Pessoa, prometem agitar os foliões até o dia 8 de fevereiro, com programação sempre a partir das 18h. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, comemorou o sucesso das iniciativas. “As prévias do Carnaval de João Pessoa são um sucesso. Isso mostra a força e a vitalidade das agremiações. As escolas de samba, alas ursas, tribos indígenas carnavalescas e clubes de frevo, todos estão de parabéns”, afirmou Alves, destacando a receptividade em todos os bairros visitados.
Investimento e segurança garantem a folia
O Carnaval Tradição tem se fortalecido a cada ano, e segundo Marcus Alves, a Funjope tem garantido um forte investimento financeiro. “Somente este ano, a Fundação pagou de subvenção mais de R$ 1,4 milhão“, revelou. Ele ressaltou que o objetivo é fortalecer todas as agremiações e proporcionar momentos de alegria para os moradores e turistas. “Todas as agremiações saem fortalecidas nesse processo e quem ganha, evidentemente, é o público, o morador de João Pessoa e o turista que tem para onde ir, onde se divertir, e pode rememorar e comemorar a abertura do Carnaval de rua de João Pessoa”, acrescentou.
A presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Shilon Gama, também celebrou o clima de tranquilidade durante as prévias. “Estamos realizando as prévias sem nenhum registro de violência. Contamos com a cobertura da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, e também com o apoio da Semob para organizar o trânsito”, disse Gama. Ela também elogiou a participação dos moradores. “O público está muito receptivo e participativo, mostrando que é do bairro e que está prestigiando a nossa festa. Está sendo muito bom e a expectativa para este final de semana é que continue assim”, completou.
Programação detalhada para os próximos dias
Neste fim de semana, a folia começa nesta sexta-feira, 30 de janeiro, na Rua Edmundo Filho, no bairro São José. As atrações incluem as agremiações Alas Ursa Urso Treme Terra, Alas Ursa Urso Santa Cruz, Tribo Indígena Jaçanã, Tribo Indígena Xingu e a Escola de Samba Pavão de Ouro.
No sábado, 31 de janeiro, a festa segue no bairro José Américo, na Rua Alcides de Miranda Henrique. A animação ficará por conta das tribos indígenas Tupinambás, Pataxós, Tupy Guanabara e Xavantes, além do Clube de Frevo Alegria do Frevo e da Escola de Samba Guardiões do Samba.
Fechando o primeiro fim de semana de prévias, no domingo, 1º de fevereiro, as apresentações acontecem na Rua Presidente Félix Antônio (Rua do Rio), no bairro de Cruz das Armas. O público poderá conferir as alas ursas Urso Pardo, Urso Panda e Canibal, as tribos indígenas carnavalescas Piragibe, Papo Amarelo e Africanos, o Clube de Frevo Ciganos de Esplanada e a Escola de Samba Acadêmicos do Ritmo.
Confira a programação das próximas semanas:
06/02 (sexta-feira) – Rua Juiz Gama e Melo, Roger – 19h
Atrações: Ala Ursa Urso Sem Lenço Sem Documento, Ala Ursa Urso Gavião, Ala Ursa Urso Jamaica, Clube de Frevo Sai da Frente Dona Emília, Tribo Indígena Tupi Guanabara, Escola de Samba Unidos do Roger e Escola de Samba Império do Samba.
07/02 (sábado) – Porto de João Tota, Mandacaru – 19h
Atrações: Ala Ursa Urso Celebridade, Tribo Indígena Xingu, Tribo Indígena Tupi Guarani, Tribo Indígena Tupinambás e Tribo Indígena Jaçanã.
08/02 (domingo) – Avenida Floriano Peixoto – Jaguaribe – 19h
Atrações: Ala Ursa Urso Anos Dourados, Ala Ursa Urso Gorila Louco, Tribo Indígena Ubirajara, Tribo Indígena Tabajaras, Tribo Indígena Papo Amarelo, Clube de Frevo Piratas de Jaguaribe e Escola de Samba Pavão de Ouro.