Flávio José, Mastruz com Leite, Ranniery Gomes e Gitana Pimentel comandam o encerramento do Festival Forró Verão
O último sábado de janeiro, dia 31, marca o encerramento da terceira edição do Festival Forró Verão em João Pessoa, com uma programação imperdível. A noite promete muito forró e animação sob o comando de artistas renomados: Flávio José, a icônica banda Mastruz com Leite, Ranniery Gomes e Gitana Pimentel. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope), tem levado alegria e cultura para a Praia do Cabo Branco todos os sábados de janeiro, oferecendo quatro shows gratuitos a cada noite.
Um ciclo de sucesso e a importância do forró
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, destacou a importância do festival para a consolidação do gênero musical. “Nós estamos concluindo o novo ciclo do Festival Forró Verão. A edição 2026 foi marcada por grandes sucessos e, na noite deste sábado, não será diferente. Vamos encerrar com um show belíssimo, tendo à frente o cantor Flávio José, um artista muito especial para todos nós que fazemos a Funjope, a Prefeitura de João Pessoa e para toda a Paraíba”, afirmou Alves.
Flávio José, em particular, é celebrado como uma referência do forró e um símbolo do festival, por sua presença em todas as três edições. “Sob a orientação do prefeito Cícero Lucena, temos a responsabilidade, a capacidade de entender que, com o Festival Forró Verão, nós abrimos um novo mercado para a música de forró. Daí a grande aceitação que o Festival tem junto aos músicos e aos profissionais da cultura”, observou o diretor.
Inovação e consolidação no calendário cultural
O Festival Forró Verão se destaca por inovar e trazer personalidades importantes do forró, como Flávio José, Waldonys, banda Cascavel e Walkyria Santos, que já passaram pelo palco. “Essa é a orientação do prefeito Cícero Lucena, que foi muito assertivo quando nos estimulou a criar e desenvolver o Forró Verão. Deu certo e está consolidado no calendário cultural de João Pessoa e da Paraíba”, acrescentou Marcus Alves.
A Cidade do Forró: imersão cultural e econômica
A estrutura da ‘Cidade do Forró’ é um atrativo à parte. Montada para receber atividades ligadas à economia criativa, o espaço integra gastronomia e artesanato, além de ilhas com atrações de trios pé-de-serra e valorização da cultura nordestina. Há também memoriais de artistas paraibanos e nordestinos, a Vila do Artesanato, a ilha Forró Pé na Areia e um DJ de forró animando o coreto. A Cidade do Forró, sob responsabilidade da Medow Entretenimento, tem o objetivo de rodar o país, resgatando a cultura do forró e proporcionando uma imersão cultural ao público. Em João Pessoa, o espaço fica aberto até a terça-feira de Carnaval, funcionando de terça a domingo, das 18h à meia-noite.
Integração e segurança garantidas
A terceira edição do Festival Forró Verão conta com um trabalho integrado entre diversos órgãos da gestão municipal e estadual. Além da Funjope, participam as secretarias de Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Emlur (limpeza), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Turismo (Setur). O festival também tem o apoio fundamental da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A segurança é reforçada com mais de 300 homens da Polícia Militar a cada noite, uma equipe do Samu com cerca de 50 profissionais de saúde, 60 agentes da Guarda Civil Metropolitana atuando na Orla e 24 bombeiros militares por noite.
Patrocínios e Apoio
O Festival Forró Verão é realizado pela Prefeitura de João Pessoa e Funjope, com patrocínio de Uninassau, Ubaldo Seguros, Banco do Nordeste, Loterias Caixa, Governo do Brasil e Vaidebet, além do apoio da Medow Entretenimento e Cultura.