
Operação policial em Rio Claro: Suspeito morre após confronto durante busca e apreensão contra facções criminosas
Um suspeito morreu em confronto com policiais militares do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Piracicaba, em Rio Claro, interior de São Paulo. A ação ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, em apoio a uma investigação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
A Polícia Militar iniciou a operação nas primeiras horas do dia, visando cumprir quatro mandados de busca e apreensão na cidade. Rio Claro tem sido palco de uma disputa violenta pelo domínio do tráfico de drogas entre integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e uma facção local conhecida como Bonde do Magrelo.
Um dos alvos da operação reagiu à abordagem policial em um dos locais de busca, resultando em um tiroteio. O suspeito foi baleado e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. A informação foi divulgada pelo portal g1.
Suspeito ligado a roubos e fornecimento de armas para o crime organizado
Segundo a Polícia Militar, o homem que morreu no confronto era conhecido das forças policiais por sua participação em **roubos a condomínios de luxo** na região. Em uma das ações criminosas, sua quadrilha utilizou uniformes da polícia para invadir um prédio e roubar R$ 5 milhões em joias e dinheiro de um apartamento.
O suspeito também é acusado de **fornecer armamento ao Bonde do Magrelo**, utilizando sua carteira de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) para adquirir e revender fuzis, pistolas e munições. Investigações revelaram que ele chegou a simular o furto de um arsenal particular para justificar a entrega das armas ao crime organizado.
Apreensões e o papel do cão farejador na operação
Durante as buscas, os policiais do 10º BAEP apreenderam **armas, dinheiro proveniente do tráfico e drogas**. Um cão farejador foi empregado na operação e teve papel fundamental em apontar esconderijos utilizados pela quadrilha, auxiliando na eficácia da ação policial.
Bonde do Magrelo: Ascensão e conflito com o PCC
O Bonde do Magrelo é um grupo criminoso que tem ganhado força em Rio Claro, dominando a venda de entorpecentes e grandes assaltos na região. A facção foi fundada na cidade por criminosos que deixaram ou foram expulsos do PCC. Nos últimos anos, o grupo tem protagonizado intensos tiroteios contra a maior facção do país, resultando em mais de 30 mortes apenas neste ano.




